Dossiês em Abertura política (AP)

Relações civis-militares (RCM)

O dossiê Relações civis-militares (RCM) trata de documentos sobre a interação entre militares e civis durante o processo de abertura política iniciado na década de 1970. Refere-se a temas como a descompressão proposta pelos generais Ernesto Geisel e Golbery do Couto e Silva e demais tensões políticas no período. 

Eleições e sucessões presidenciais (EP)

O dossiê Eleições e sucessões presidenciais (EP) trata das sucessões presidenciais ocorridas no período da abertura política, como as eleições indiretas do general João Batista Figueiredo, de Tancredo Neves e outras. 

Igreja Católica (IC)

O dossiê Igreja Católica (IC) contém documentos a respeito da atuação da Igreja Católica durante o período da abertura política iniciada na década de 1970. Tratam das relações Igreja-Estado; denúncias de repressão do estado e movimentos eclesiásticos, entre outros. 

Direitos humanos (DH)

O dossiê Direitos humanos (DH) contém documentos sobre denúncias de violações de direitos humanos já no contexto da abertura política iniciada na década de 1970, bem como análises sobre a situação de direitos humanos no Brasil.

Conflitos intramilitares (CI)

O dossiê Conflitos intramilitares (CI) trata de reações de oficiais militares à proposta de abertura política dos generais Ernesto Geisel e Golbery do Couto e Silva. Os documentos referem-se às tensões entre militares a respeito da redemocratização, como também as reações dos oficiais chamados de “linha dura”. 

Crise econômica (CE)

O dossiê Crise econômica (CE) trata da crise econômica iniciada ao final da década de 1970 e intensificada na década de 1980, durante o governo do general João Batista Figueiredo. 

Pular para o conteúdo