Memorando de conversação entre José Candido Moreira de Souza e membros da diplomacia estadunidense sobre o posicionamento de Afonso Albuquerque Lima
Data de produção inicial
11/12/1969
Data de produção final
19/12/1969
Nível na estrutura geral
Item
Dimensão e suporte: Formato
PDF
Dimensão e suporte: Tipo documental
Memorando de conversação
Entidade produtora
Embaixada dos Estados Unidos da América no Rio de Janeiro
Procedência
National Archives and Records Administration (NARA)
Âmbito e conteúdo
Memorando de conversação, datado de 11 de dezembro de 1969, entre José Candido Moreira de Souza, Afonso Arenales, Edward Hamlis e Richard E. Schwartz sobre o posicionamento de Afonso Albuquerque Lima. A conversa centra-se em uma declaração feita por Albuquerque Lima durante a campanha para a Presidência de 1970 determinando os principais pontos que deveriam ser trabalhados para mudar a estrutura do país, como desenvolver a educação e a reforma agrária. Em seguida a Embaixada levanta a possibilidade de medidas punitivas serem utilizadas contra o militar, como o AI-17, o que é rechaçado por Moreira de Souza citando a imunidade de Albuquerque Lima como uma figura pública.
National Archives and Records Administration (NARA)
Código de referência original
Pasta POL 6-People_1967-69
Caixa 10
Série Classified Central Subject Files, 1964–1975 (P 81)
Coleção Records of the Foreign Service Posts of the Department of State (RG 84)
NARA II, College Park
Utilizamos cookies para aprimorar a usabilidade. Se acha que está tudo certo, clique em "aceitar tudo". Você também pode escolher que tipo de cookies deseja clicando em "configurações".
Leia nossa política de privacidade