Telegrama da Embaixada dos EUA no Rio de Janeiro para o Departamento de Estado sobre intensificação autoritária do governo Castello Branco
Data de produção inicial
14/10/1965
Data de produção final
14/10/1965
Nível na estrutura geral
Item
Dimensão e suporte: Formato
PDF
Dimensão e suporte: Tipo documental
Telegrama
Entidade produtora
Embaixada dos Estados Unidos da América no Rio de Janeiro
Procedência
National Archives and Records Administration (NARA)
Âmbito e conteúdo
Telegrama (Rio 801), datado de 14/10/1965, enviado pela Embaixada dos Estados Unidos no Rio de Janeiro para o Departamento de Estado, relatando movimentações políticas. O presidente Castello Branco propôs uma emenda intensificadora da autoridade revolucionária sobre governadores e pessoas privadas de direitos políticos, a qual os militares não teriam considerado eficiente contra ameaças antirrevolucionárias, mas decidiram dar uma chance. O governador Lacerda, em resposta, tenta reunir os deputados parceiros do UDN para votar contra essa medida no Congresso e, segundo seu secretário de gabinete, buscaria formas de solucionar essa situação de maneiras mais radicais. Simultaneamente, Castello Branco sofre pressões públicas para minimizar as críticas ao ex-presidente Kubitschek.
National Archives and Records Administration (NARA)
Código de referência original
Pasta Political Affairs and Rel. Brazil 1-1-64
Box 1925
Série: Subject-Numeric Files, Feb 1, 1963-1973 (A1 1613-B)
Coleção: General Records of the Department of State (RG 59)
Utilizamos cookies para aprimorar a usabilidade. Se acha que está tudo certo, clique em "aceitar tudo". Você também pode escolher que tipo de cookies deseja clicando em "configurações".
Leia nossa política de privacidade