Telegrama de John Wills Tuthill ao Departamento de Estado em Washington D.C. sobre a sucessão presidencial de Castello Branco para Costa e Silva
Data de produção inicial
02/03/1967
Data de produção final
02/03/1967
Nível na estrutura geral
Item
Dimensão e suporte: Formato
PDF
Dimensão e suporte: Tipo documental
Telegrama
Entidade produtora
Embaixada dos Estados Unidos da América no Rio de Janeiro
Procedência
National Archives and Records Administration (NARA)
Âmbito e conteúdo
Telegrama (Rio 8620) de John Wills Tuthill para o Departamento de Estado de Washington D.C., datado de 02 mar 1967, sobre a transição administrativa para a presidência de Arthur da Costa e Silva. Neste telegrama, é abordado: o novo gabinete e possíveis implicações para a relação entre o Brasil e os Estados Unidos; a atual ebulição política gerada por vários grupos com interesses conflitantes e as concessões feitas por Costa e Silva a grupos de oposição; as vantagens e desvantagens de Costa e Silva e do contexto político; as implicações da nova presidência para os interesses norte-americanos e a política de alinhamento automático do Brasil; indicações da direção política do novo regime; e as possíveis consequências políticas se os Estados Unidos não apoiarem Costa e Silva.
National Archives and Records Administration (NARA)
Código de referência original
Pasta: POL 15 Brazil
Caixa: 17
Série: Classified Central Subject Files, 1961-1976 (P 72)
Coleção: Records of the Foreign Services Posts of the Department of State (RG 84) NARA II, College Park
Utilizamos cookies para aprimorar a usabilidade. Se acha que está tudo certo, clique em "aceitar tudo". Você também pode escolher que tipo de cookies deseja clicando em "configurações".
Leia nossa política de privacidade